ORIGENS do PROGRAMA de PÓS GRADUAÇÃO de
ARTES VISUAIS do INSTITUTO de ARTES da
UFRGS

Nos textos que seguem procuram-se salvar das cinzas do olvido os primeiros momentos de um programa stricto sensu em Artes Visuais no Sul do Brasil. Neles auscultam-se as vontades oscilantes que queriam constituir um novo projeto. Reúnem-se estes documentos, no dia 22 de abril de 2006,  quando o Instituto de Artes da UFRGS  completa os 98 anos de existência. Celebram-se, também, no dia 17 de abril, os 70 anos de administração docente do campo das artes. Esta nova configuração institucional foi  possível graças ao paradigma da universidade nacional brasileira implantada pelo Decreto Federal nº 19.851 de 11 de abril de 1931.

Leia mais

ARTE no RIO GRANDE do SUL

O presente texto possui o objetivo de destacar algumas concepções estéticas corporificadas nas artes visuais no contexto dos sucessivos projetos políticos que se entrecruzaram,  conflitaram e harmonizaram no atual espaço geográfico e cultural do Rio Grande do Sul.
Nestas etapas escolheram-se alguns índices concretos em obras das artes visuais para ilustrar as diversas estéticas, que tiveram ocasião de se desenvolver e se impor nessa região no contexto dos sucessivos projetos políticos. 

 

Leia mais

 
       

Se fôssemos tão inteligentes como pensamos ser :
já teríamos chegado à sabedoria”          Sêneca (4 a.C – 65 d.C)

Site criado em 27/10/2008                  Atualizada em 10.11.2008 4:22


.O interesse deste site é de ordem puramente didática e pedagógica. Para tanto os mantenedores se sujeitam ao conhecimento e ao cumprimento das normas do campo das forças da educação humana. Solicitam o mesmo aos seus usuários.

ciriosimon@cpovo.net