ORIENTAÇÔES para quem REALIZA um RELATÓRIO de PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Antes de qualquer trabalho, ou obra, há necessidade de que a nossa vontade esteja convencida do que fazemos ou deixamos de fazer algo e de como agir. A nossa inteligência necessita iluminar e responder porque e como escrever um texto.
Para dar sentido a esta resposta há necessidade de considerar:
 - Qual é a minha contribuição positiva para a cultura e para a arte de uma civilização estruturada antes e fora de mim?

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HISTÓRIA da EDUCAÇÃO ARTÍSTICA no BRASIL

O presente esforço do trabalho educativo justifica-se pela perspectiva da possibilidade de mudanças significativas no comportamento humano. A criatura humana, como todo ser vivo, procura adaptar-se ao meio vivo (etologia). O que distingue o ser humano dos demais seres vivos é a capacidade para representar este meio na sua mente, e modificá-lo intencionalmente, estabelecendo neste meio os seus padrões de comportamento.

 

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ESPETÁCULOS ESCOLARES

Estudo das etapas e dos elementos que envolvem a produção do espetáculo. Ambientes de espetáculo, histórico, funções e componentes. Exigências para o ensaio e a apresentação de espetáculos escolares. Equipamentos básicos para o ensaio e a socialização de espetáculos escolares. Ambientes para a realização de espetáculos na própria comunidade. Estrutura educativa transdisciplinar em arte. Produções e apresentações artísticas e mídias. Noções sobre mercado cultural, captação de recursos e elaboração de projetos. Espetáculos escolares: conceitos, expectativas, funções, formatos, contextualização e transferências didáticas.

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LEIS, ESTATUTOS,
REGIMENTOS e REGULAMENTOS do INSTITUTO de ARTES da UFRGS

A lei sempre foi um espinho na carne e na alma do artista. Seria difícil encontrar um ser humano que gostasse da lei pela lei. A lei é aversiva ao homem natural e representa a quinta essência do mal estar de qualquer civilização.
Contudo a humanidade sempre recorreu à lei como um poderoso instrumento para a sobrevivência das instituições e da sua reprodução. Uma instituição busca, da mesma forma, sobrevir e reproduzir-se como todo ser vivo luta para sobreviver reproduzir-se por um tempo indeterminado. As leis e as normas constituem índices desta luta pelo seu futuro e da busca da sua reprodução por tempo indeterminado.

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PENSANDO a ARTE INSTITUCIONALIZADA

Estes textos dos docentes não podem ser entendidos sem um estudo severo das circunstâncias em que foram escritos. O cultivo da memória e o respeito pelas etapas ultrapassadas pelo tempo, não são os fortes de uma cultura jovem e em acelerada mudança, como a brasileira.

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Se fôssemos tão inteligentes como pensamos ser :
já teríamos chegado à sabedoria”          Sêneca (4 a.C – 65 d.C)

Site criado em 27/10/2008                  Atualizada em 10.11.2008 4:22


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