MANIFESTAÇÕES CULTURAIS e ARTÍSTICAS OCORRIDAS na DEPRESSÃO CENTRAL do RIO GRANDE do SUL

O enfoque, do presente texto, foi escolhido a partir do tema Cultura no Rio Grande do Sul apresentado no Seminário de Estudo de Problemas Brasileiros, desenvolvido de 02 a 06 de julho de 1979, na FEEVALE. Este enfoque procurou responder a diversas inquietações conceituais e práticas do docente da disciplina de História da Arte e provenientes de suas atividades de ensino de aprendizagem desenvolvidas ao longo do ano escolar 1979. Estas atividades desenrolaram-se no Curso de Formação de Professores de Educação Artística na disciplina de História da Arte. Este Curso  mantido pela Escola de Belas Artes da FEEVALE em Novo Hamburgo, localizado geograficamente na Depressão Central do Rio Grande do Sul.

Leia mais

A PRÁTICA DEMOCRÁTICA na ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL

Vários países da América Latina ensaiaram novamente, na década de 80 o bom e velho caminho da democracia. O problema,  colocado aqui, é investigar e saber se a instituição educacional está acompanhando esta caminhada.
Este estudo empírico limita-se a investigar um ponto deste longo caminho perguntando o que se passou durante a Abertura Política Brasileira (1979-1985).e observando a experiência dos professores de uma escola de Porto Alegre pertencente ao sistema estadual sul-rio-grandense. Nesta unidade escolar, denominado Colégio Estadual Cândido José de Godói, pesquisou-se como os seus professores expressaram as condições da prática democrática

Leia mais

 
 

 

DIÁRIO de BORDO da PESQUISA no ARQUIVO do INSTITUTO de ARTES da UFRGS

o presente diário, tem pôr objetivo registrar as pesquisas feitas no Arquivo do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Inscreve-se no projeto de pesquisa para comprovar “Etapas e contribuições do Instituto de Artes da UFRGS na constituição de expressões de autonomia no sistema de artes do Rio Grande do Sul”, apresentado por Círio Simon. A pesquisa é parte integrante do programa de doutoramento orientado pela Dr.a Maria Lúcia Bastos Kern, no Curso de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul iniciado em 04 de agosto de 1995.

Leia mais

 

ORIGENS   do   INSTITUTO   de  ARTES  da  UFRGS

Estudam-se aqui as origens do atual Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre os anos de 1908 até 1962. O Instituto foi formado por lideranças regionais, oriundas de um projeto civilizatório solidário, constituído pelos Cursos Superiores Livres criados na capital do estado do Rio Grande do Sul, durante a Primeira República Brasileira. Numa segunda etapa, esses Cursos Superiores Livres, constituíram a Universidade de Porto Alegre, como a primeira universidade do Rio Grande do Sul.

 

Leia mais

 
       

 

Se fôssemos tão inteligentes como pensamos ser :
já teríamos chegado à sabedoria”          Sêneca (4 a.C – 65 d.C)

Site criado em 27/10/2008                  Atualizada em 10.11.2008 4:22


.O interesse deste site é de ordem puramente didática e pedagógica. Para tanto os mantenedores se sujeitam ao conhecimento e ao cumprimento das normas do campo das forças da educação humana. Solicitam o mesmo aos seus usuários.

ciriosimon@cpovo.net